Tuesday, 1 September 2009

Requisiçao da Cidadania Italiana na Italia.

As pessoas que tenham interesse em fixar a própria residência na Italia, graças a Portaria n.28/2002 de 23.12.2002, poderão ir para Italia, também como turista (sendo que para isto não precisa de visto) e uma vez na Italia, nos primeiros 2 dias de permanência,deve ir na comune onde esta e requerer a ospitalidade, depois voçe vai ao correio (posta italiana) e pedi o envelope (busta), para enviar o seu requerimento de visto de permanencia, depois disso requerer a residencia tambem na comune onde estiver abitando, depois de confirmada a residencia pela comune (que demora de 2 a 30 dias) voçe ja podera dar entrada no processo de processo de cidadania Italiana (legalizada pelo Consulado competente), no setor de anagrafe da comune onde reside, (que não precisa ser o "Comune" do antepassado), assim que vc der entrada, a comune te fornecera um documento chamado "juris sanguini", com esse documento em maos, voçe vai ao correio (posta italiana) e pedi o envelope ( busta ), para mandar para enviar o seu requerimento de permesso di soggiorno di atesa di citadinanza na "Questura" (que é o posto de polícia da Italia) , tendo dai em diante o direito de ficar na Itália até obter o reconhecimento da cidadania italiana, que uma vez obtida, vai lhe dar todos os direitos e deveres dos cidadãos italianos nascidos.


Demora: de 1 a 8 meses depois do começo do processo. Temos casos mais e menos demorados mas com características especiais. Documentação necessária: os documentos necessários são iguais aos documentos pedidos para o processo no Brasil, mas em menor numero, se considerarmos que não precisa de copias.

Qual "Comune" Escolher e Onde Morar: você teoricamente pode escolher qualquer cidade italiana, não precisa ser onde nasceu o seu ancestral, mesmo a gente aconselhando se possível analisar bem os pro e os contra, porque a escolha da cidade é fundamental para a rapidez e o sucesso do processo.


Custo: o processo, depois de ter arrumado, corrigido e traduzido todos os documentos no Brasil, vem legalizado pelo Consulado da Itália (isto não é gratuito mas a taxa será comunicada pelo Consulado que ira legalizar o documento), você vai gastar, com sua viagem, alimentação e hospedagem (aconselhamos durante o processo de se inscrever em uma associação que possa, via Internet, ajuda-lo em toda esta aventura e também aconselhamos que freqüente pelo menos 6 meses de curso de língua Italiana).


Observações: somente o requerente e os familiares em linhagem reta (pais, avos, bisavós) terão as suas cidadanias reconhecidas. Para quem, não se apresentar pessoalmente na Itália, não será possível pedir este direito (a cidadania e para os que querem residir na Itália).


Na Itália à saúde pública é de boa qualidade, e você terá acesso a ela gratuitamente na maioria dos casos.


No comments:

Post a Comment