Tuesday, 1 September 2009

Morar na Italia


By Marcio A. Da Silva

INTRODUÇÃO - A Itália é um país de primeiro mundo e isto significa que as necessidades primárias de um cidadão são adequadas para uma vida normal. A soma destes fatores dá ao cidadão uma qualidade de vida formidável. O salário pode parecer algo primordial, mas a qualidade de vida abrange tantas outras pequenas coisas que só vivendo em um país de primeiro mundo para saber.
Se você quiser saber como viver na Itália visite o Tutorial de nosso site.

Necessidades primárias
As necessidades primárias de qualquer cidadão em qualquer país do mundo são: segurança, saúde, trabalho, salário digno, estudo, estabilidade econômica e igualdade social. Ainda: todo país civilizado rejeita a miséria.

É nestas áreas que o imigrante brasileiro percebe a diferença entre a vida no Brasil e na Itália já nos primeiros meses depois da imigração. Em teoria tudo no Brasil funciona bem pois leis nós temos. Infelizmente a realidade é bem diferente.


Exemplos

  • Saúde
Segundo as constituições italiana e brasileira, saúde é um direito. Na Itália a assistência médica é grátis e de boa qualidade. No Brasil, gastamos milhares de reais com planos de saúde todos os anos. Os que optam pela assistência pública são jogados à margem da sociedade (faltam médicos, enfermeiras, materiais, tecnologia).

  • Estudo
Maternal, jardim, primeiro grau, segundo grau e estudo universitário são públicos, gratuitos e de qualidade na Itália. O vestibular não existe neste país.
  • Segurança

    Segundo as constituições italiana e brasileira, a segurança é um direito de todo e qualquer cidadão, sem distinção de sexo, raça, crença ou salário. O norte da Itália, além de rico, é uma região muito segura. É comparada com as regiões mais ricas do mundo. Além da presença constante da polícia, a conciência de cada cidadão faz da Itália uma nação muito segura.

  • Salário
    O salário mínimo italiano é cerca 1000 euros. Com esta quantia um cidadão que não é casado e não tem filhos pode manter um carro, pagar um aluguel, ter celular, sair à noite, viajar, ir a restaurantes, ou seja, ter uma vida normal e digna. São poucos italianos que ganham salário mínimo e isto ocorre normalmente no início da carreira e com os menos qualificados. Veja aqui uma média do salário de outras categorias.
    No Brasil, mesmo as profissões que antigamente eram bem valorizadas economicamente (médicos, engenheiros, arquitetos) não são mais reconhecidos. Nota-se uma queda constante na remuneração de todas as profissões.
  • Trabalho

    O desemprego em São Paulo é 15%. Ou seja, uma em cada 6 pessoas estão desempregadas no centro comercial do país. Na Itália o desemprego é 5%, em Bolonha é 2,8%. O trabalhor italiano tem e exerce todos os direitos trabalhistas (13°, 14°, férias, licenças, garantias).

  • Estabilidade econômica
Hoje o euro vale 60% mais que o dólar. A inflação na Itália em 2007 foi de 3% no ano. As taxas de juros anuais para empréstimos são em torno de 8%. Empréstimo no cartão de crédito tem juros de 13% ao ano. A moeda única européia é aceita desde Portugal até a Alemanha, e em toda essa região a estabilidade economômica é presente. Iniciar uma atividade na Itália é muito mais segura devido a esta estabilidade. No Brasil as crises econômicas/políticas são frequentes e já faz parte do quotidiano. As oscilações do valor do real em relação as outras moedas internacionais deixa o consumidor sempre em estado de alerta e faz com que o comerciante não possa programar suas atividades de forma constante.
  • Igualdade social


Um pedreiro na Itália ganha pelo menos 1100-1200 euros/mes. Um médico, advogado, arquiteto, engenheiro ganha entre 2000-5000 euros/mes. Além disso, o que torna os cidadãos ainda mais iguais socialmente é que o ensino e a saúde são gratuitos e de qualidade.


Preços do Aluguel

É melhor tomar como exemplo um apartamento de dois quartos numa cidade localizada no Norte da Itália (ou seja, de Roma para cima). Os preços estão em Euros e são em valores aproximados.

Exemplos de cidades Média/Grande:

- Veneza, Roma, Milão, Parma, Bolonha, Turin, Genova, Verona, Ancona.
Cidade Média/Grande Cidade Pequena
Centro 800 500
1ª periferia 700 400
2ª periferia 600 300
Cidade Satélite 500

No comments:

Post a Comment